A entrega do novo cartão Auxílio Brasil para alguns beneficiários já começou. Enquanto isso, a primeira de cinco parcelas de R$ 600 já foi paga a quase 20 milhões de famílias em situação de carência social.
Os beneficiários inscritos no programa desde dezembro passado terão o cartão Auxílio Brasil prioritariamente. Antes de tudo, é importante saber que ninguém precisa solicitar as cartas, pois elas são distribuídas automaticamente.
O cartão visa atualizar os beneficiários, principalmente aqueles que ainda usavam o cartão do programa social que antecedeu o Auxílio Brasil, o Bolsa Família. A distribuição é feita com base nos endereços cadastrados pelas famílias no sistema Cadastro Único (CadÚnico).
De acordo com o Ministério da Cidadania, os beneficiários do novo cartão Auxílio Brasil podem utilizá-lo na função de débito e sacar fundos em terminais da Caixa Econômica Federal (CEF) ou bancos 24 horas.
A vantagem é que o beneficiário não precisa passar por um procedimento de consulta, pois a entrega é feita automaticamente por correio para os endereços cadastrados.
De acordo com o Ministério da Cidadania, já foram emitidas 3,2 milhões de unidades do novo cartão inteligente Auxílio Brasil. A previsão pressupõe que os primeiros encaminhamentos cheguem a aproximadamente 6,6 milhões de famílias cadastradas no programa a partir de novembro de 2021.
Em primeiro lugar, são privilegiados os beneficiários residentes em cidades que não possuem ou possuem um número limitado de canais de pagamento da Caixa Econômica Federal (CEF). A frente do novo cartão Auxílio Brasil contém esta informação:
- Nome do RF;
- Número da conta;
- Número do cartão;
- Validade do cartão;
- NIS do Responsável Familiar (RF);
- Identificação do Programa Auxílio Brasil.
A parte de trás do cartão mostra estes dados:
- QR Code;
- Bandeira do Caixa Aqui;
- Bandeira da Elo ou Visa;
- Bandeira do banco 24Horas;
- Nomes da Caixa e Ministério da Cidadania;
- Canais de atendimento do Ministério da Cidadania e da Caixa.
Como desbloquear o cartão do Auxílio Brasil?
Uma senha de segurança deve ser usada para cada cartão para evitar fraudes e saques indevidos. A novidade é que a senha do novo cartão Auxílio Brasil deve ser cadastrada por meio do aplicativo Caixa Tem Digital Poupança Social.
A decisão foi tomada para facilitar o processo para o beneficiário sem precisar sair de casa. Primeiro você precisa cadastrar a senha seguindo este passo a passo:
- Acesse o aplicativo Caixa Tem;
- Selecione a opção “Auxílio Brasil”;
- Clique em “criar senha do cartão”.
Com o novo cartão Auxílio Brasil em mãos, o beneficiário não só pode sacar dinheiro do benefício. O uso se estende a compras no mercado, farmácias, lojas, postos de gasolina e qualquer outro estabelecimento que aceite cartões de débito.