
Rede social e plataforma de compartilhamento de fotos e vídeos O Instagram começa a implementar um novo esquema de verificação de identidade para impedir fraudes como falsificação de perfil.
Segundo o consultor Matt Navarra, a novidade é uma etapa de vídeo selfie que pede ao usuário para filmar o próprio rosto e mover a cabeça em diferentes direções para mostrar que você é uma pessoa real e as demais informações fornecidas se encontram.
Instagram is now using video selfies to confirm users identity
Meta promises not to collect biometric data. pic.twitter.com/FNT2AdW8H2
— Matt Navarra (@MattNavarra) November 15, 2021
Por enquanto, pelo menos, esta etapa é necessária apenas para quem está criando uma nova conta para o serviço. Desde agosto do ano passado, o Instagram solicitou um documento confirmando a identidade dos usuários em caso de suspeita de fraude.
Meta, a empresa-mãe do Instagram e do Facebook, garante que os dados faciais serão excluídos em 30 dias e não serão usados para outros fins de verificação de identidade.
Fase difícil
O Instagram está atualmente passando por uma fase de questionamentos e mudanças no sistema. Cada vez mais focado em compras e vídeos, o serviço começou a monetizar os criadores de conteúdo para alavancar o Reels, o concorrente da plataforma do TikTok.
Por outro lado, há muitas críticas devido a vazamentos de meta-estudos e documentos internos. Pesquisas publicadas mostram que perfis de pessoas famosas induzem sentimentos negativos em usuários de redes sociais e que o Instagram tem um impacto claramente negativo na saúde dos jovens.
Para reduzir esse impacto, o uso excessivo do aplicativo está localizado em fase de teste – embora a empresa tenha inicialmente refutado as alegações.
Faça um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.