O Cadastro Único (CadÚnico) é um sistema governamental que coleta dados de famílias de baixa renda. O governo deriva políticas sociais disso, como a liberação de benefícios financeiros. Um dos programas que compõem essa lista é o FIES (Fundo de Financiamento Estudantil).
Em suma, os alunos que contraíram um empréstimo para custear seus estudos universitários têm acesso à renegociação de dívidas. Entre outras coisas, você pode conseguir quitar suas dívidas com desconto de até 99%. Então confira abaixo como funciona.
Desconto de até 99% do valor total das dívidas
O Congresso Nacional aprovou Medida Provisória (MP) no primeiro semestre autorizando a renegociação da dívida do FIES. Dessa forma, alunos matriculados no CadÚnico ou ex-beneficiários do auxílio emergencial podem quitar suas dívidas com um desconto total de até 99%.
Para ter o maior desconto, é preciso estar com mais de 5 anos de atraso. Assim, os vencidos há mais de 90 dias contados de 30 de dezembro de 2021 ficaram totalmente isentos de juros e encargos. Se quitar a dívida à vista, ganha 12% de desconto.
Também serão deduzidos juros para parcelamentos de até 15 vezes (parcela mínima de R$ 200). No entanto, não há redução no valor da dívida.
Enquanto isso, os estudantes que possui dívidas atrasadas há mais de 360 dias, em 30 de dezembro de 2021, vão ganhar desconto de até 77%. No entanto, já no caso de quem se encontra na mesma situação, mas é inscrito no CadÚnico, ou foi beneficiário do Auxílio Emergencial, receberá um desconto de até 92%.
Como posso negociar o desconto?
Para aproveitar e quitar sua dívida com até 99% de desconto, você precisa renegociar até 31 de dezembro. Para isso, acesse este link ou o aplicativo Fies Caixa.
A adesão será confirmada após o pagamento da fatura. Caso o débito direto em questão tenha sido efetivado com o Banco do Brasil, o convênio é feito pelo app das instituições financeiras ou em qualquer agência do BB.