Pular para o conteúdo
Início » Bolsa Família 2023: veja os documentos requisitados para participar do programa

Bolsa Família 2023: veja os documentos requisitados para participar do programa

    O Bolsa Família realmente voltou e agora é oficialmente o programa de transferência de renda do país. Em janeiro, o programa irá passar por um “pente-fino” e alguns contribuintes serão excluídos. Erros podem ocorrer nesse processo e, por isso, a partir de agora é preciso entender quais documentos são necessários para realizar a inscrição no programa.

    Por isso, hoje vamos entender quem será incluído no “pente-fino” do Bolsa Família e como recorrer caso aconteça de você perder o benefício. Vale ressaltar que esses documentos também são necessários para fazer a atualização do cadastro no CadÚnico.

    O tal “pente-fino” no Bolsa Família

    O Bolsa Família está de volta depois de dois anos. O programa, que teria sido substituído pelo Auxílio Brasil, irá pagar R$ 600 a todos os beneficiários e também mais alguns adicionais aprovados pelo Congresso recentemente. Mesmo assim, muitas pessoas podem não obter o valor, pois o “pente-fino” acontecerá em breve.

    O atual ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias (PT), afirmou que ocorrerá um “pente-fino” no programa. A ideia é excluir todos os integrantes que não cumprem as regras do programa ou que possuem dados desatualizados. Com o aumento dos recursos para a assistência social, o programa atual já atende mais de 21 milhões de beneficiários em todo Brasil, que é número recorde no Brasil.

    Com o “pente-fino” do Bolsa Família, algumas pessoas podem sair do programa. Isso porque o programa vai focar nos cadastros, que constam dados desatualizados que estão no banco de dados do governo há mais de dois anos. No entanto, as famílias de uma só pessoa (unipessoais) também serão focadas pelo programa.

    Portanto, fique atento se este for o seu caso. Posteriormente, aqueles que não atendem aos requisitos de renda são automaticamente desligados do Bolsa Família. Recorde-se que atualmente é exigido o recebimento de R$ 210 ou menos por pessoa para acessar o Programa de Transferência de Renda.

    Bolsa Família 2023: veja os documentos requisitados para participar do programa

    Imagem: FDR.

    Documentos necessários para se cadastrar

    Para se cadastrar no Bolsa Família, é preciso fornecer alguns dados ao governo federal para ter acesso ao dinheiro. Dessa forma, se você apresentá-los e comprovar a renda, automaticamente entrará na fila do programa e poderá receber o benefício em poucos meses. Vale ressaltar que é necessário cumprir todos os documentos.

    A inscrição deve ser realizada em um CRAS (Centro de Referência de Assistência Social). Estando lá, o titular do programa Bolsa Família deve apresentar Título de Eleitor válido ou CPF. Para os demais familiares é necessário apresentar apenas um documento: Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, RG, CPF, Título de Eleitor ou Carteira de Trabalho.

    No caso do “pente-fino” do Bolsa Família, quem for fiscalizado deve ir até um CRAS e apresentar toda a documentação requisitada. Além disso, o governo federal irá convocar o beneficiário, que terá prazo para atualização dos seus dados no CadÚnico antes da perda do benefício.

    Por fim, curtiu esta matéria? Então deixe seu comentário abaixo e compartilhe com seus amigos e familiares.

    Marcações: