Ter um limite maior no cartão com certeza é o objetivo de muitos brasileiros que usam o cartão de crédito para fazer compras e pagamentos no dia a dia. Eventualmente, se conseguirem aumentar o limite, conseguem automaticamente comprar mais e adquirir algo desejado ou que tanto precisam.
No entanto, sabemos que não basta simplesmente fazer um pedido de aumento para o limite ser concedido.
Também é preciso entender que existe todo um processo de análise que necessita ser respeitado. E só assim o indivíduo descobre se tem mais poder de compra por meio do crédito ou não.
O que pode influenciar no processo da obtenção por um limite de crédito mais alto
Ao solicitar um cartão de crédito, geralmente é fornecido um limite que o solicitante tende a não gostar. A propósito: quanto mais alto, melhor, certo?
Mas, como dito acima, quem estiver insatisfeito e quiser aumentar o limite do cartão, deve respeitar o início do processo de análise, e sempre tomar providências que possam ajudar que mais créditos sejam liberados mais rapidamente.
Entre as variáveis que o banco irá analisar, a que precisa chamar a atenção dos solicitantes, são:
O valor da renda recebida mensalmente
Não é necessário que uma pessoa receba um valor alto como salário para conseguir aumentar/melhorar o limite do cartão de crédito.
Independente, se o valor é alto ou baixo, da mesma forma acontece a análise para saber a capacidade que a pessoa tem de pagar suas contas/faturas.
Histórico relacionado a vários pagamentos
O histórico de pagamentos é o que mais interessa às instituições bancárias e pode mostrar se a pessoa está conseguindo pagar suas contas em dia.
É através desta análise que também é possível saber se o seu nome consta como negativado.
“Score” ou pontuação de crédito
A pontuação está diretamente ligada ao histórico de pagamentos e indica a confiabilidade financeira de uma pessoa.
Varia de 0 a 1000. E quanto menor for a pontuação, mais difícil fica de conseguir um limite maior no cartão.
O limite do cartão de crédito se assemelha a um empréstimo
O crédito obtido através do cartão é semelhante ao crédito aderido por solicitação de empréstimo. Só que o pagamento deve ser realizado em um curto prazo e não inclui juros, desde que não haja atrasos.
Portanto, é de se esperar que os bancos verifiquem todos os itens acima, para saber se o solicitante pode realmente pagar suas contas, caso um limite maior para o cartão seja concedido.
Portanto, quanto mais “atualizada” uma pessoa puder estar sobre seus pagamentos, melhor. Uma boa dica para isso é quitar ou renegociar dívidas antes de entrar em contato com o banco.
Desta forma, será muito mais tranquilo de conseguir um limite maior, ou quem sabe até mesmo um cartão melhor.
Por fim, curtiu esta matéria? Então deixe seu comentário abaixo e compartilhe com seus amigos e familiares.